Como aliviar as cólicas do bebê

Como aliviar as cólicas do bebê

Como aliviar as cólicas do bebê

Seu bebê está chorando muito, parece irritado, e você não encontra um motivo? Pois é, ele pode estar com cólicas. Ainda que as cólicas não sejam nada grave, afligem bastante os pais e os fazem até perder o sono. Afinal, quem fica tranquilo ao pensar que seu bebê pode estar com dores? Nesse momento, o que os pais mais desejam é saber como aliviar as cólicas do bebê.

Quase todos os bebês entre duas semanas e três meses de vida sentem cólicas em algum momento do dia. Mas como saber diferenciar o choro de cólica do choro normal? Bebês choram por fome, frio, calor, sono, dor, fralda molhada, ou mesmo solidão… São muitas possibilidades, não é? Pois bem, vamos te explicar todos os sinais importantes e esclarecer as dúvidas mais frequentes!

Por que meu bebê tem cólicas?

colica-motivo Como aliviar as cólicas do bebê

Apesar de ainda não existir um motivo exato para essa sensação desagradável, sabemos que está relacionada à imaturidade do sistema digestivo dos pequenos. Contudo, alguns bebês podem ser mais suscetíveis às cólicas, independente do tipo de amamentação. Ainda assim, pediatras alertam que, apesar das fórmulas lácteas serem desenvolvidas para se assemelharem ao leite materno, tem digestão mais difícil.

Algumas pesquisas também sugerem que as alergias alimentares (que podem ser por substâncias no leite materno ou fórmulas) ou a exposição à fumaça de cigarro podem causar cólicas.

Cerca de um a cada cinco bebês têm cólicas, e não há distinção entre meninos e meninas. Os episódios de choro intenso costumam atingir o pico entre o 2º e 3º meses de vida do bebê, mas passam completamente até no máximo os 6 meses de vida.

Meus hábitos podem influenciar as cólicas do bebê?

Não há nada comprovado cientificamente, mas é prudente evitar café, chocolate, alho e pimenta em excesso durante a amamentação. Isso se deve às substâncias estimulantes presentes nesses alimentos, que podem irritar o bebê através ao serem passadas pelo leite. É recomendado que se beba muita água,  tenha uma alimentação saudável e se mantenha calma. Fuja das comidas industrializadas, pois contém corantes e conservantes.

colica-alimentacao-mae Como aliviar as cólicas do bebê

Já se considerarmos o período da gravidez, essa questão divide as opiniões dos especialistas. Mas, para quem defende que sim, a indicação é reduzir o consumo de alguns alimentos durante a gravidez, como: leite, chocolate, brócolis, couve-flor, cebola, feijão, entre outros.

Como identificar os sintomas?

Se você não sabe se o choro do bebê está chorando por causa de cólicas ou não, busque os seguintes sinais:

  • Costas arqueadas;
  • Parece estar com dor;
  • Mãozinhas fechadas;
  • Perninhas se encolhendo e esticando;
  • Rosto corado enquanto chora;
  • Barriguinha aparentemente inchada (pode ocorrer pelo ar que o bebê engole ou necessidade de arrotar após mamar);
  • Eliminação de gases durante o choro.

Normalmente as cólicas do bebê se iniciam após quinze dias de vida e ocorrem ao menos uma vez ao dia, quase sempre no mesmo horário. Contudo, os períodos mais críticos são o final de tarde e à noite.

O que NÃO fazer em caso de cólicas?

colica-nao-beber-cha Como aliviar as cólicas do bebê
Especialistas contraindicam oferecer chá ao bebê.

Há quem indique chás como alternativa para aliviar as cólicas do bebê, mas os especialistas contraindicam. Isso pois o leite materno é o alimento mais adequado, contendo substâncias capazes de acalmar as crianças, água e nutrientes. Os chás interferem no ganho de peso, dão sensação de falsa saciedade, e até causam problemas como diarreias e vômitos.

Também não é aconselhável desmamar o bebê: porque o leite materno é o alimento melhor tolerado pelo intestino dos pequenos.

Por último, mas não menos importante: jamais medique o bebê sem orientação do pediatra.

Métodos para aliviar as cólicas do bebê

Amamentação consciente:

  • Sente-se com a coluna reta, a fim de evitar que ele engula ar;
  • Evite mamadas muito próximas umas das outras. Isso porque as mamas podem não estar cheias o suficiente, fazendo com que o bebê sugue muito ar;
  • Faça seu bebê arrotar após cada mamada. Para isso, segure o bebê sobre o ombro e dê tapinhas delicados em suas costas;
  • Após a amamentação, mantenha o bebê de barriga para cima, com a cabeça levemente elevada;
  • Se você usa mamadeira, teste outros modelos de bicos, pois isso pode ajudar a reduzir a quantidade de ar engolida.
colica-posicoes-arrotar Como aliviar as cólicas do bebê
Posições para facilitar o arroto.

Calor:

  • Aqueça a barriguinha do bebê com compressas ou bolsas térmicas. Contudo, atente-se à temperatura para evitar queimaduras.
  • Quando não tiver essa opção, abuse do contato pele-a-pele para aquecê-lo.
  • Dê um banho quentinho, pois a água morna relaxa a musculatura e alivia as dores, podendo até embalar na soneca. É ideal prolongar o banho para uma média de 15 minutos.
colica-calor-1024x339 Como aliviar as cólicas do bebê
À esquerda: cinta térmica Zip Toys que você encontra aqui.

Sucção:

  • Se o bebê desejar, a amamentação pode reduzir os incômodos; porém, se atente para que ele não mame demais.
  • O movimento de sugar dá prazer e acalma o bebê: pode-se usar até mesmo o dedo limpo dos pais.
colica-succao-1024x339 Como aliviar as cólicas do bebê

Como massagear:

Deite o bebê com a barriga para cima e massageie a região abdominal com movimentos suaves e circulares, no sentido horário. Se souber shantala, também é uma opção a partir do 40º dia de vida. Contudo, caso use óleos, se certifique que são indicados para o uso infantil, respeitando a pele sensível do bebê.

colica-massagem-1024x339 Como aliviar as cólicas do bebê

Posições:

  • Coloque o bebê de bruços em seus braços, pois essa posição o ajudará a eliminar gases e evacuar.
  • Bicicletinha: tenha cautela, porque a pressão pode lesar articulações – principalmente se os membros estiverem esticados. Por isso, recomenda-se fazer os movimentos de modo lento e gradual.
colica-posicoes-1024x339 Como aliviar as cólicas do bebê

Suporte emocional:

A proximidade física e o suporte emocional são fundamentais nas crises, e ajudam na relação dos pais com o bebê. Então faça carinho, dê colo e cante para ele! Aninhá-lo também é uma opção, pois enroladinho ele se sentirá novamente no útero, o ambiente mais seguro e confortável em que ele viveu.

É aconselhável também manter a calma para que o bebê não perceba sua ansiedade, reagindo com mais choro e dor.

Cólicas ou refluxo?

Se seu bebê chora muito após cada mamada, pode ser que ele tenha outro problema: o refluxo gastroesofágico. Por isso, caso os episódios de choro forem intensos e associados a outros sintomas, como regurgitação em excesso, perda de apetite ou peso, consulte um médico.

Produtos que ajudam:

Bolsas Térmicas Zip Toys:

colica-zip-toys-carinhas-1024x339 Como aliviar as cólicas do bebê

São uma pequena pelúcia super macia com rosto de bichinho e espaço para a bolsa térmica. A bolsa pode ser usada quente ou fria e substitui a bolsa de água quente ou fria tradicional, pois possui as vantagens de não vazar e de manter a temperatura por mais tempo que a água. A pelúcia também protege a pele do bebê de possíveis queimaduras porque é uma camada entre a bolsa e a pele do bebê.


Cintas térmicas com ervas Zip Toys:

colica-zip-cinta-termica Como aliviar as cólicas do bebê

É uma faixa térmica abdominal diferenciada, pois é a base de ervas naturais, exalando um cheirinho que ameniza as cólicas e dores em geral do bebê. Possui ajuste por velcro, podendo ser ajustada ao bebê conforme seu crescimento. 


Cintas térmicas Buba Baby:

buba-cinta-termica Como aliviar as cólicas do bebê

É uma faixa em malha de algodão com 1 bolsa de gel que, quando aquecida e colocada em contato com a barriguinha do bebê, relaxa e auxilia na eliminação dos gases. Ajustável por velcro.

●  ●  ●

Posts anteriores:

 Como aliviar as cólicas do bebê

Gisele Pires

Cuidados, Sem categoria

No description. Please update your profile.

LEAVE COMMENT