Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

Você sabe como surgiu a comemoração de Mesversário do bebê? Na nossa época nunca havíamos ouvido falar, não é? Nossos registros dessa fase eram bastante espaçados e até mesmo raros, pois muitas famílias sequer tinham câmeras fotográficas. Agora, com as câmeras mais disponíveis, podemos acompanhar o crescimento das crianças diariamente, com quantas fotos desejarmos. Oba!!… Ou não? Nos perdemos facilmente na quantidade de fotos, não é? E muitas nem ficam tão boas assim… É aí que criar uma série mês-a-mês do 1º ano se torna tão legal, criando memórias organizadas e especiais.

Como surgiu a ideia do Mesversário?

mesversario-surgimento-294x300 Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

Dizem que, há alguns anos atrás, nos Estados Unidos, um casal estava super feliz com a notícia de que enfim seriam papais. Contudo, durante o pré-natal, os médicos descobriram uma anomalia no bebê, alertando que ele infelizmente não sobreviveria fora do útero por muito tempo. Os pais ficaram bastante tristes, mas decidiram seguir adiante com a gestação e amar seu filho enquanto o coraçãozinho dele batesse.

No dia do nascimento, o bebê realmente veio muito debilitado, mas os papais não desistiram da luta. Cada mês que seu filho vivia era uma vitória e, por isso, eles comemoravam esses dias intensamente, com muito amor e força por esse pequeno guerreiro. Cada mês foi considerado como um ano de vida, e por isso virou “Mesversário”, fazendo-se também registros de cada etapa vencida e vivida com muito amor e dedicação.

Infelizmente, o bebê não viveu até completar seu aniversário de um ano, mas cada mês foi vivido com muito amor e esse pequeno jamais será esquecido nos corações dos papais e no álbum de família. Apesar do desfecho, essa ideia de comemoração e valorização dos primeiros meses de vida dos bebês inspirou muitos papais ao redor do globo a registrar esses momentos também com muito amor e gratidão por poderem experimentar o maior amor do mundo!

(Autor desconhecido)

Como posso registrar os mesversários?

Idealmente a marcação do mês deve aparecer nas fotos, evitando assim qualquer confusão. Dependendo de como fizer o álbum, é legal deixar um espaço ao lado da foto para anotar quais os acontecimentos interessantes do mês, ou mesmo as variações de medidas e peso do bebê!

mesversario-lencol Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

As opções mais usadas para demonstrar o mês nas fotos são os lençóis ou bodies estampados. Eles vem com enumeração mês a mês, de 01 a 12, e podem ter até mesmo o nome do bebê! No caso dos bodies, a roupinha do bebê que conta qual a etapa do primeiro ano em que o bebê está, enquanto nos lençóis  você utiliza de marcadores para destacar o número do mês da vez. Tanto os lençóis quanto os bodies podem ser lisos ou temáticos, mantendo-se neutros ou acompanhando o enxoval do bebê a fim de ficar tudo combinando!

Lençóis Mesversário:

Também conhecidos como tapetes mesversário, são novidade no mercado, e podem ser usados em modelos básicos ou temáticos! Os da Minha Estrelinha acompanham marcador e são confeccionados em tecido 100% algodão. Por isso, são uma ótima opção para presente.

body-mesversario-kit-ou-avulso Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!Bodies em kit ou avulsos?

Os kits costumam vir com 12 bodies iguais, com a enumeração do primeiro ano de vida do bebê. Assim, são uma opção legal para manter a uniformidade nos seus registros. Já o body avulso é interessante por poder trazer um tema específico ou datas comemorativas como páscoa e Natal.

E os adesivos?

Há quem utilize adesivos nas roupinhas por ser uma opção mais barata, porém alguns bebês mais velhos podem ficar tentando removê-los, incomodados. Outro problema é que a iluminação pode refletir no adesivo, atrapalhando a leitura e prejudicando sua série de fotos. Por isso, escolha com cuidado!

Dicas preciosas para uma série de mesversário inesquecível:

Vamos dividir com vocês algumas dicas para você planejar e executar da melhor forma os registros de mesversário do seu bebê:

1. Segurança acima de tudo:

Comece escolhendo um local seguro para seu bebê posar. Há mamães que começaram com cadeiras de balanço e bem… Cadeiras de balanço balançam. E por mais que funcione bem para seu bebê no primeiro mês, não será o mesmo quando tiver 8 meses. Caso realmente queira a cadeira de balanço, sugerimos que tenha outro adulto por perto para ajudar.

Angie-Kuna-mesversario-seguro Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

Foto por: Angie Kuna

2. Planejamento:

Decida onde você vai tirar os retratos do seu bebê e observe como a luz se comporta nesse lugar durante o dia. A luz está entrando muito forte? Há um horário melhor em que ela não esteja entrando tão diretamente? O melhor momento é quando o cômodo estiver claro, mas o Sol não esteja entrando de modo muito agressivo pelas janelas, evitando assim sombras ou luzes muito duras, prejudicando a visibilidade.

Prepare o local antes de posicionar o bebê: se você precisar juntar objetos ou ajustar as cortinas, faça isso primeiro. Prepare as configurações da câmera antes de trazer o bebê também, pois eles não gostam de ficar parados no mesmo lugar por muito tempo! É fácil focar a câmera em um bebê recém nascido, mas nem tanto em um mais velho e mais ativo.

mesversario-planejamento-1024x477 Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

3. Consistência:

Agora que você encontrou a iluminação que funciona melhor, tente manter a mesma faixa de horário do dia daqui para frente. Se a iluminação for consistente, sua série de fotos também parecerá mais consistente.

Considere manter uma posição consistente a cada mês também. Pense em como você vai preencher a imagem com sua cadeira ou cama e tente compor sua foto da mesma forma nas próximas vezes.

mesversario-consistencia-1024x344 Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

4. Variedade:

Depois que você conseguir aquela foto valiosa do seu bebê para a série de Mesversário, mude um pouco! Tire de cima, aproxime-se mais daquelas bochechinhas rosadas ou dos cílios longos. Peça também para os bebês mais velhos mostrar suas habilidades, como bater palmas ou acenar. Outra opção é incluir seus brinquedos favoritos.

Faça um vídeo da sua sessão de fotos. As gracinhas ou mesmo os gemidos também são memórias legais de ter, além das fotos paradas!

getting-variety-in-your-baby-photos-by-Sarah-Carlson-1024x339 Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

Foto por: Click in Moms

5. Deixe fluir:

Você provavelmente não vai tirar as fotos exatamente no mesmo momento de cada mês, especialmente se esse não for seu primeiro bebê! Deixe um lembrete no seu telefone ou no calendário para não se perder no tempo. Mas mesmo se você se atrasar alguns dias (ou mesmo muitos), tire a foto quando puder para que sua série não fique com um mês faltando.

Bebês fazem coisas de bebês. Como babar e não olhar. Como não manter aquele adesivo de mesversário nem por um segundo na roupinha. Porém, embora não consiga tirar a foto como você idealizou, às vezes essas fotos “erradas” acabam sendo as que você vai olhar com mais carinho depois.

baby-spit-up-by-Sarah-Carlson-1024x339 Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

Foto por: Click in Moms

6. Sobre lentes:

Caso tenha uma câmera profissional, muitas mães concordam que uma lente de 35mm é uma escolha excelente. Isso pois permite que você ainda esteja a uma distância de um braço seu bebê por segurança (e cócegas!). Atente-se sempre à velocidade de disparo para que seja eficiente mesmo com bebês mais ativos.

Festas Mesversário

Muitos papais optam por não se limitar às fotos e também fazem festinhas de mesversário, com bolo, tema e tudo! Bacana, não é? Assim a família toda se junta para comemorar esses momentos especiais!

Por acontecer todo mês, essa é uma comemoração menor e mais simples que os aniversários, porém ainda pode dar trabalho. Quer algumas dicas para facilitar essa missão? Vamos lá!

1. Festinha caseira: 

Não é necessário alugar um espaço, pois isso até tiraria parte do encanto de fazer uma festinha mais íntima. Os bebês também se sentirão mais à vontade e seguros em casa.

mesversario-mesa-e-bolo-simples-1024x339 Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

2. Decoração: 

Você pode usar elementos que remetam ao universo infantil, como: bexigas, brinquedos, pelúcias, e etc… As cores podem combinar com o enxoval ou mesmo com um tema sazonal, seja páscoa, ou mesmo Natal. Outra ideia legal para a temática é se inspirar em brinquedos e personagens:

mesversario-mesa-sazonal-1024x339 Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

mesversario-mesa-familia-1024x339 Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

À esquerda: festa com tema de carneiro para Maria, dos papais Felipe Simas e Mariana Uhlmann. À direita, festa do Pato Donald para o caçula de Wesley Safadão e Thyane Dantas.

3. Roupinha do bebê:

Para registro, é legal manter algum tipo de uniformidade, usando roupinhas com o mesmo  modelo, apenas com a idade diferente. É interessante ter a idade bem na frente e em tamanho visível para sair nas fotos.

Adorei e quero fazer! Onde compro?

A Minha Estrelinha, marca exclusiva da Lojinha da Mamãe, possui vários modelos diferentes de bodies e lençóis para você escolher. Também dispõe sempre da opção de personalizar as peças com o nome do bebê. Confira:

mesversario-minha-estrelinha-body Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!mesversario-minha-estrelinha-lencol2 Mesversário: o primeiro ano do bebê mês-a-mês!

●  ●  ●

Post anterior:

Gisele Pires

Festas, Sem categoria

No description. Please update your profile.

LEAVE COMMENT