Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!

Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!

Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!

Com qual frequência limpar?

A limpeza deve ser feita todos os dias, de acordo com os especialistas. O que muda, na verdade é quantas vezes ela deve ser feita em cada dia, o que varia com o clima de cada região, sendo que locais mais secos e/ou mais poluídos precisam de mais lavagens. Levando isso em conta, o pediatra Sylvio Renan recomenda entre 2 a 6 vezes. “Indica-se fazer a higiene pela manhã e antes de dormir pelo menos”, explica a pediatra Alessandra Miramontes.

aspirador-idade-294x300 Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!

A partir de que idade?

Não há idade certa: o ideal é fazer desde sempre! “Brinco com meus pacientes, dizendo-lhes que o filho já deveria nascer com um frasco de soro nasal nas mãos”, descontrai o pediatra Sylvio Renan.

Qual líquido usar?

A água tem uma concentração de nutrientes diferente do nosso organismo, por isso usá-la pode irritar a mucosa nasal. Já o soro fisiológico é perfeito para esse fim, sendo necessário apenas tomar cuidado com o tipo. “Existem duas apresentações: o soro fisiológico puro e simples e acrescido de um conservante, geralmente o cloreto de benzalcônio. Atualmente há uma tendência a se abandonar o segundo por ser um pouco irritante da mucosa”, explica o pediatra. A forma correta de utilizar é aplicá-lo com um conta gotas, enchendo entre um quarto ou metade dele e inserindo aos poucos dentro do narizinho com a cabeça do bebê um pouco inclinada para trás.

Posso usar hastes flexíveis?

aspirador-cotonete-294x300 Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!

A haste não deve ser usada nem para limpar os ouvidos, porque empurra as secreções ao invés de retirá-las. No nariz pode causar ainda outro problema, pois tem espessura maior que a abertura do orifício nasal, causando traumatismos na mucosa, que é extremamente delicada. Também podem ficar resíduos de algodão, bloqueando a passagem de ar.

Como usar o Aspirador Nasal?

O aspirador nasal é muito útil para evitar infecções causadas pelas secreções que ficam no nariz. Boas opções para os pais são os seguintes modelos:

  1. Em formato de pêra, com um bico de borracha, plástico ou silicone. Para usar, apenas comprima o aspirador, encaixando-o em seguida à abertura da narina. Retire então a pressão dos dedos na ‘perinha’ e, a secreção será aspirada para seu interior;
  2. De sucção não invasiva, com ou sem filtro. Eles formam uma vedação fora do narizinho e você cria a sucção necessária com a própria boca, através de um tubinho.

Antes do uso, é indicado a aplicação do soro fisiológico e, após cada uso, é preciso que o aparelho também seja devidamente higienizado, imediatamente, com água corrente e sabão neutro,  a fim de evitar o crescimento de germes em seu interior. 

Posso evitar que o nariz do meu bebê fique entupido?

aspirador-evitar-294x300 Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!Além de fazer a higienização, confira outros cuidados que a pediatra Alessandra indica para evitar problemas no nariz em qualquer época do ano:

  • Ingerir líquidos;
  • Evitar ficar em ambientes muito fechados e aglomerados;
  • Evitar oscilação térmica (como estar em um banho quente e sair em ambiente frio sem roupa);
  • Após o banho, seque e troque o bebê rapidamente;
  • Manter os ambientes do bebê sempre livres de poeira;
  • Evitar ar-condicionado e aquecedores que ressecam o ar.

Quais as causas?

 A congestão nasal (nariz entupido) pode ser causada por qualquer agente que irrita ou inflama os tecidos nasais. Sejam infecções, como resfriadogripe ou sinusite, alergias ou outros irritantes, como fumaça de cigarroOutras causas potenciais de congestionamento nasal incluem: alterações climáticas (principalmente os tempos secos e frios), desvio de septo, asma ou mesmo o uso de certos medicamentos. Recomendamos que converse sempre com um pediatra ou outro profissional de saúde para um diagnóstico preciso.

Como evitar doenças respiratórias?

admin-ajax Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!Nem sempre dá para evitar as doenças, mas algumas medidas preventivas já diminuem bastante esse risco. Especialmente manter a carteirinha de vacinação em dia – o que, aliás, anda em falta no Brasil. As vacinas não apenas protegem contra microrganismos específicos como ainda treinam o sistema imunológico para que ele esteja mais desenvolvido e preparado quando outra ameaça surgir.

Limpar frequentemente o nariz para tirar as secreções, manter o ambiente limpo, sem excesso de brinquedos ou de coisas e com ventilação também é importante. Os hábitos de higiene, como lavar constantemente as mãos, devem ser ensinados desde o berço. Falando em higiene, quando o pequeno voltar da escolinha – que é um foco constante de contaminação por conta da proximidade entre várias crianças – o correto é já tirar o uniforme.

Por último, de nada adianta correr ao hospital quando os sintomas aparecem, mas fugir do pediatra o resto do ano. O médico da emergência está ali para resolver um problema pontual, não avaliará o desenvolvimento da criança como um todo. E, se a saúde não estiver em dia, qualquer pequeno vírus ou bactéria será bem mais ameaçador.

Fonte: Minha Vida

●  ●  ●

Conheça alguns dos nossos Aspiradores Nasais:

nosefrida-aspirador-nasal Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!aspirador-multikids Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!comtac-kids-aspirador-nasal Aspirador nasal: vamos limpar esse narizinho entupido já!

●  ●  ●

Se interessou e deseja adquirir um aspirador nasal para o seu bebê? Confira esses e outros modelos em nosso site: Lojinha da Mamãe!

●  ●  ●

Post anterior:

Gisele Pires

Cuidados, Sem categoria

No description. Please update your profile.

LEAVE COMMENT